26 de mar. de 2011

Resenha: Diários do Vampiro - O Despertar

Uma menina popular, um aluno novo e seu irmão misterioso
A menina cobiça um, e é desejada por ambos,mas esse amor pode lhe ser fatal.

´´Um triângulo amoroso fatal.``

  









Diários do Vampiro – O Despertar
Autora: L. J. Smith
Editora: Record
Número de páginas: 236






´´ Ela o teria, mesmo que isso a matasse. Mesmo que matasse os dois, ele seria dela.``

Pelo contrário do que muitas pessoas pensam a ideia de um vampiro e uma humana, em uma relação amorosa não foi descoberta por Stephenie Meyer, apesar de a autora ter utilizado a ideia muito bem também, Lisa Jane Smith, mais conhecida pela abreviação L. J. Smith, escreveu Diários do vampiro originalmente em 1991, e talvez não tenha sido a primeira também a desbravar o mundo de relacionamentos entre vampiros.

                O livro, Diários do Vampiro, narram a vida de Elena Gilbert, uma garota americana comum, popular na escola, com muitas amigas e inimigas. A vida de Elena era perfeitamente comum, ela namora o jogador de futebol Matt Honeycutt, e leva sua vida normalmente todos os dias. Até que um dia, no primeiro dia de aula, um menino misterioso chega no estacionamento do colégio, captando a atenção de todos ali, e é aí que a vida de Elena começa a mudar, seu relacionamento com Matt já não é mais o mesmo e Elena sente um desejo insaciável de ter o aluno novo para si.

                Stefan Salvatore, o tão cobiçado aluno novo, desejo de Elena a menina popular que tem tudo o que quer, e também de Caroline, uma menina que era amiga de Elena, mais agora são um pouco mais que rivais. O que as garotas não sabem, e é bem óbvio no livro é que Stefan na verdade é um vampiro, um vampiro do século XXI que se alimenta apenas de sangue animal, e é contra a natureza assassina que o destino lhe deu.

                Damon Salvatore, irmão de Stefan, Damon é cheio de mistérios obscuros e tem como alvo principal seu irmão Stefan, Damon quer possuir tudo que Stefan tem, e destruí-lo por fim. Damon também se apaixona por Elena e está disposto a fazer qualquer coisa para possuí-la.

                O motivo do interesse de Stefan e Damon por Elena é que Elena é descendente de um antigo amor comum aos dois, Katherine. Katherine foi a única razão para que Damon e Stefan se tornassem vampiros.

´´ Sangue humano. O elixir definitivo, o vinho proibido. Mais inebriante do que qualquer bebida alcoólica, a essência ardente da própria vida. E ele estava tão cansado de reprimir a necessidade. ``

                A história de Stefan no livro se reduz ao seu relacionamento complicado com Elena, e o fato de se sentir inferior a Damon pois não se alimenta de sangue humano, no quero dizer que Stefan é um personagem ruim, e sim que, ele tinha um potencial muito maior para crescer no livro.

                A revelação da verdadeira natureza de Stefan também retarda a acontecer, fazendo com que o leitor se depare com coisas óbvias no livro e Elena não note a diferença de Stefan.

´´ Alguma coisa se moveu nas sombras.
   Seu grito ficou paralisado na garganta. Os músculos também paralisaram, mantendo-a imóvel por causa do terror.``

                O fato das cenas de Damon serem as cenas mais chamativas e com mais suspense e ênfase tira também um pouco de crédito de Stefan, Damon como o cara mal e que não segue nenhuma regra chama muito mais atenção do que o pobre Stefan que deveria ter um papel maior, e a cena final do livro também torna Damon um símbolo do idolatria no livro.

                A construção de Damon é muito bem feita, as suas aparições no livro são bem programadas, e tem nexo, assim todos os atos de Damon já são pensados um passo à frente das outras pessoas.

                Bonnie, a melhor amiga de Elena, tem uma espécie de ´´ sensibilidade ``, que  é explicada melhor na sequência da série, e ela sabe desde o início que há algo diferente com Damon e Stefan, o que faz a participação dela em relação a Elena mais interessante, e Bonnie também se torna alvo de Damon por um deslize de Elena.

´´ Uma só palavra, mas aquela que Elena sabia que o traria.
 - Damon! ``

A parte final do livro também chama muita atenção, deixando você com vontade de ler a sequência. O único aspecto negativo é a fraqueza de Stefan, a autora o fez muito inferior a Damon no livro fazendo com que ele caia perante a Damon com muita facilidade, tornando a disputa entre os dois no primeiro livro não muito interessante.
               
As provocações de Damon em geral são muito boas e trazem sempre um suspense.

O livro ´´ Diários do Vampiro – O despertar `` foi a inspiração para série da Warner de mesmo título, na série a amiga de Elena Meredith não existe, Caroline é melhor amiga de Elena, o nome da tia Judith se chama Jenna e Elena tem um irmão chamado Jeremy. Damon começa o seriado como um cara mal, mais logo se torna amigável e faz de tudo para proteger Elena.
                Enfim, a Warner fez muitas alterações na história original, e o seriado então não tem muitas semelhanças com o livro.

A Série dos Diários do Vampiro é composta por 3 partes:

Parte 1: Diários do Vampiro
O Despertar
O Confronto
A Fúria
Reunião Sombria.

Parte 2: Diários do Vampiro – O Retorno
Anoitecer
Shadow Souls ( ainda não lançado no Brasil)
Midnight ( ainda não lançado no Brasil)

Parte 3: The Vampire Diaries – The Hunters (ainda não lançado)
Phantom
Moonsong
Eternity

Os livros da Parte 3 têm previsão de lançamento nos Estados Unidos para 2011.

E os Diários do Vampiro também contam com uma série na versão do diário do Stefan, o que é basicamente você ler a história no ponto de vista do Stefan.
Essa parte da série é intitulada de

The Vampire Diaries: Stefan’s Diaries

Essa parte da série não tem previsão de lançamento no Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...